APGC

Associação Portuguesa de Gestão Cultural
 
Apresentação
 
A constituição da APGC - Associação Portuguesa de Gestão Cultural foi o corolário de uma necessidade, desde há muito sentida, de congregar os esforços e os contributos de todos os que vêm reflectindo e experimentando os problemas colocados à gestão dos projectos e das organizações culturais.
 
Constituiu-se por escritura pública do seu PactoSocial em 09 de Novembro de 2001, com uma CAE 94120 (REV.3) - Actividades de Organizações Profissionais.

 
Visão, Missão e Objectivos

Visão
A Gestão Cultural é da maior importância estratégica para a afirmação das organizações culturais, na sua indispensável participação no desenvolvimento social, económico e cultural das regiões numa perspectiva pluricultural e orientada para a cooperação entre os países, as instituições, as empresas e os cidadãos.

Missão
Apoiar o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da Gestão Cultural nos seus múltiplos domínios, nomeadamente, em Portugal e no espaço da Lusofonia.

Objectivos
Curto/médio prazo
- Desenvolver e apoiar a cooperação entre os seus associados no sentido de, pelo trabalho em comum, explorar sinergias para o desenvolvimento deontológico e reconhecimento profissional da Gestão Cultural.
 
- Promover e apoiar a formação avançada e pós-graduada, bem como a investigação, em Gestão Cultural.
 
- Desenvolver a utilização da Internet, como meio privilegiado de comunicação, informação, organização e colaboração entre os Gestores Culturais.
 
- Organizar e apoiar a realização de colóquios, conferências, seminários, congressos e fóruns no âmbito do desenvolvimento da Gestão Cultural.

Longo prazo
- Desenvolver e apoiar a cooperação estratégica entre a Associação e outras instituições públicas e privadas, nacionais, comunitárias ou internacionais interessadas no desenvolvimento da Gestão Cultural.

- Elaborar estudos, projectos, documentos de reflexão e estudo de casos, no sentido de encontrar e propor soluções para os problemas relacionados com os múltiplos domínios da Gestão Cultural.

- Promover o estudo das questões relacionadas com o desenvolvimento da Gestão Cultural nos seus múltiplos domínios, no espaço da Lusofonia e em outras regiões da Europa e do Mundo, tendo em vista o aproveitamento de experiências com interesse para as realidades particulares de cada uma destas regiões.

- Incentivar e apoiar a formação de núcleos promotores e divulgadores da Gestão Cultural.

- Promover e divulgar a Gestão Cultural, em todos os seus domínios, em outras regiões da Europa e do Mundo.

 
Estratégia

Uma organização orientada e suportada por projectos específicos, próprios ou em co-promoção, auto-financiados, apoiados numa estrutura organizacional participativa, de cooperação e em rede sobre a Internet.

 
Estrutura Organizacional

A APGC é como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, pensada com base num modelo sistémico e relacional.

No plano institucional as responsabilidades estão atribuídas aos vários órgãos e aos membros da associação que os constituem:

Assembleia Geral - responsabilidade pela aprovação e controlo do cumprimento da orientação estratégica e das regras de funcionamento instituídas.

Conselho Fiscal - responsabilidade pelo controlo patrimonial, económico e financeiro.

Conselho de Gestão - responsabilidade pelas propostas à AG, pela implementação das suas orientações e pela gestão executiva.

Conselho Consultivo - responsabilidade pela análise critica, inovação e estratégia.

 
Órgãos Sociais


 
Membros


 
Actividades

A APGC tem vindo a desenvolver as suas actividades orientadas para a aquisição e transmissão de conhecimentos e competências em Gestão Cultural, em particular, através do apoio a programas de Formação Avançada e Pós-graduada em Gestão Cultural, contribuindo assim para a certificação e acreditação desta nova actividade profissional em Portugal e no espaço da Lusofonia, por prestigiadas instituições académicas.

Para além de actividades envolvendo instituições académicas, a APGC tem desenvolvido outros projectos de Formação Profissional, Conferências e Viagens de Trabalho, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, Porto, Lisboa, Funchal, Angra do Heroísmo, Santiago de Compostela e Bruxelas, envolvendo várias prestigiadas instituições culturais.

 
Gestão e Actividades | Relatórios

2013 a 2016 | Rosa Gomes, Presidente do Conselho de Gestão  |  não disponíveis.

2010 a 2013 | Rui Silvestre, Presidente do Conselho de Gestão  |  não disponíveis.
 
2005 a 2008 | Cecília Sequeira, Presidente do Conselho de Gestão  |  não disponíveis.
 
2002 a 2005 | António Jorge Monteiro, Presidente do Conselho de Gestão  |  Relatórios  | Projectos & Acções.