Associação Portuguesa de Gestão Cultural
Apresentação
A constituição da APGC - Associação Portuguesa de Gestão Cultural foi o corolário de uma necessidade, desde há muito sentida, de congregar os esforços e os contributos de todos os que vêm reflectindo e experimentando os problemas colocados à gestão dos projectos e das organizações culturais.
Constituiu-se por escritura pública do seu PactoSocial em 09 de Novembro de 2001, com uma CAE 94120 (REV.3) - Actividades de Organizações Profissionais.
Visão, Missão e Objectivos
Visão
A Gestão Cultural é da maior importância estratégica para a afirmação das organizações culturais, na sua indispensável participação no desenvolvimento social, económico e cultural das regiões numa perspectiva pluricultural e orientada para a cooperação entre os países, as instituições, as empresas e os cidadãos.
Missão
Apoiar o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da Gestão Cultural nos seus múltiplos domínios, nomeadamente, em Portugal e no espaço da Lusofonia.
Objectivos
Curto/médio prazo
- Desenvolver e apoiar a cooperação entre os seus associados no sentido de, pelo trabalho em comum, explorar sinergias para o desenvolvimento deontológico e reconhecimento profissional da Gestão Cultural.
- Promover e apoiar a formação avançada e pós-graduada, bem como a investigação, em Gestão Cultural.
- Desenvolver a utilização da Internet, como meio privilegiado de comunicação, informação, organização e colaboração entre os Gestores Culturais.
- Organizar e apoiar a realização de colóquios, conferências, seminários, congressos e fóruns no âmbito do desenvolvimento da Gestão Cultural.
Longo prazo
- Desenvolver e apoiar a cooperação estratégica entre a Associação e outras instituições públicas e privadas, nacionais, comunitárias ou internacionais interessadas no desenvolvimento da Gestão Cultural.
- Elaborar estudos, projectos, documentos de reflexão e estudo de casos, no sentido de encontrar e propor soluções para os problemas relacionados com os múltiplos domínios da Gestão Cultural.
- Promover o estudo das questões relacionadas com o desenvolvimento da Gestão Cultural nos seus múltiplos domínios, no espaço da Lusofonia e em outras regiões da Europa e do Mundo, tendo em vista o aproveitamento de experiências com interesse para as realidades particulares de cada uma destas regiões.
- Incentivar e apoiar a formação de núcleos promotores e divulgadores da Gestão Cultural.
- Promover e divulgar a Gestão Cultural, em todos os seus domínios, em outras regiões da Europa e do Mundo.
Estratégia
Uma organização orientada e suportada por projectos específicos, próprios ou em co-promoção, auto-financiados, apoiados numa estrutura organizacional participativa, de cooperação e em rede sobre a Internet.
Estrutura Organizacional
A APGC é como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, pensada com base num modelo sistémico e relacional.
No plano institucional as responsabilidades estão atribuídas aos vários órgãos e aos membros da associação que os constituem:
Assembleia Geral - responsabilidade pela aprovação e controlo do cumprimento da orientação estratégica e das regras de funcionamento instituídas.
Conselho Fiscal - responsabilidade pelo controlo patrimonial, económico e financeiro.
Conselho de Gestão - responsabilidade pelas propostas à AG, pela implementação das suas orientações e pela gestão executiva.
Conselho Consultivo - responsabilidade pela análise critica, inovação e estratégia.
Órgãos Sociais
Anos 2013 a 2016 | 2010 a 2013 | 2005 a 2008 | 2002 a 2005.
Membros
Actividades
A APGC tem vindo a desenvolver as suas actividades orientadas para a aquisição e transmissão de conhecimentos e competências em Gestão Cultural, em particular, através do apoio a programas de Formação Avançada e Pós-graduada em Gestão Cultural, contribuindo assim para a certificação e acreditação desta nova actividade profissional em Portugal e no espaço da Lusofonia, por prestigiadas instituições académicas.
Para além de actividades envolvendo instituições académicas, a APGC tem desenvolvido outros projectos de Formação Profissional, Conferências e Viagens de Trabalho, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, Porto, Lisboa, Funchal, Angra do Heroísmo, Santiago de Compostela e Bruxelas, envolvendo várias prestigiadas instituições culturais.
Gestão e Actividades | Relatórios
2013 a 2016 | Rosa Gomes, Presidente do Conselho de Gestão | não disponíveis.
2010 a 2013 | Rui Silvestre, Presidente do Conselho de Gestão | não disponíveis.
2010 a 2013 | Rui Silvestre, Presidente do Conselho de Gestão | não disponíveis.
2005 a 2008 | Cecília Sequeira, Presidente do Conselho de Gestão | não disponíveis.
2002 a 2005 | António Jorge Monteiro, Presidente do Conselho de Gestão | Relatórios | Projectos & Acções.