Gestão Cultural Profissional

“Entende-se por Gestão Cultural a actividade de Gestão orientada para as organizações do Sector Cultural, nas áreas do Património Cultural, das Actividades Artísticas e das Indústrias Culturais, no âmbito do Estado, da Sociedade Civil e do Mercado”.
 
Considera-se o Sector Cultural, como o território privilegiado da Criação Artística e Humanística e da sua Produção, Programação e Distribuição, tal como tem vindo a ser entendido nos espaços de matriz Europeia Continental, nomeadamente Francófonos, Hispânicos e Lusófonos.

O projecto da Gestão Cultural tem sido, desde sempre, desenvolvido como um dos pilares estratégicos do Sector Cultural e orientado por uma visão: "Portugal, a Europa e o Mundo, com um Sector Cultural Sustentável, gerido por profissionais competentes em Gestão Cultural".

Este espaço propõe-se contribuir para uma reflexão sobre a razão de ser e o que deverá ser entendido por Gestão Cultural Profissional, bem como sobre a sua relevância estratégica, operacional e financeira para o Sector Cultural, no Mundo contemporâneo e futuro.

Neste sentido, iniciou-se o desenvolvimento desta abordagem com vários artigos - ver em "Contextualização" - sobre questões que de momento se consideraram mais relevantes, organizados em cinco grandes temas:
  1. Campo Cultural
  2. Europa e Cultura
  3. Políticas Culturais
  4. Sector Cultural
  5. Gestão Cultural
Estes textos foram pensados como documentos de trabalho (working papers), artigos de cariz académico, em versões electrónicas actualizáveis, para que possam servir, também, como base de discussão e desenvolvimento de, eventuais, trabalhos de investigação e produção de pensamento relacionados com estas temáticas. 

A todos os que, ao longo do tempo e das mais variadas formas, têm contribuído para o desenvolvimento da Gestão Cultural Profissional, em Portugal e no estrangeiro, um público agradecimento. 

Esperam-se outros contributos ou comentários.

Participe!...

gestaoculturalpt.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário